Curso Online de Monitoramento de Poluentes Atmosfericos
Uma bordagem sobre monitoramento dos diversos tipos de poluentes e suas técnicas de lançamento na atmosféricas, características, tipo e c...
Continue lendoAutor(a): Mip Cursos
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
MONITORAMENTO DE
POLUENTES ATMOSFÉRICOS -
Controle de Poluição Atmosférica ENS 5133
Controle de Poluição Atmosférica ENS 5133
MONITORAMENTO DE
POLUENTES ATMOSFÉRICOS -
O monitoramento da poluição do ar envolve a medição da poluição nas escalas de tempo e espaço.
Uma vez identificados os poluentes prioritários, os equipamentos de medição (monitores) devem ser capazes de garantir que os dados gerados atendam aos objetivos do monitoramento e, principalmente, possam ser comparados com os padrões legais de qualidade do ar. -
MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR
Estação fixa para monitoramento da qualidade do ar com equipamentos utilizados para medição de Poluentes Atmosféricos: Hi-Vol, Trigás e Hi-Vol MP10
-
RESOLUÇÃO/CONAMA/N.º 003 de 28 de junho de 1990
Art. 1º - São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
-
Art. 2º - Para os efeitos desta Resolução ficam estabelecidos os seguintes conceitos:
I - Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população.
II - Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
-
Padrões EPA
Padrões São Paulo
-
A escolha dos monitores de poluição deve levar em consideração ainda os recursos necessários para a aquisição, operação e manutenção dos equipamentos.
Os métodos de monitoramento são específicos para:
- amostragem em ar ambiente atmosférico;
- para avaliação da poluição “indoor”;
- em fontes emissoras industriais, especialmente chaminés. -
Atualmente, os equipamentos que medem a poluição do ar podem ser divididos em 4 tipos, dependendo da metodologia aplicada:
- amostradores passivos;
- amostradores ativos;
- analisadores automáticos;
- sensores remotos. -
Em ambientes fechados (indoor), os métodos de medição da qualidade do ar não diferem muito dos métodos utilizados em ambientes abertos (outdoor).
A maior parte do monitoramento indoor utiliza amostradores passivos ou ativos, uma vez que, embora em muitos casos a avaliação da exposição aguda necessite de analisadores automáticos, pode haver certa dificuldade de instalação dos mesmos.
-
A amostragem ocorre naturalmente por difusão molecular durante um período de tempo previamente definido (um dia, uma semana, o mês, etc.). O equipamento de amostragem consta de um equipamento (tubo, disco amostrador passivo ou cartucho) contendo suporte ab/adsorvente que fica exposto às concentrações ambientes. Após o período de amostragem, o tubo é levado ao laboratório para análise do material retido.
Os amostradores passivos podem ser utilizados isoladamente ou ainda ou em conjunto com outros analisadores, como os automáticos.
Existem amostradores passivos desenvolvidos ou em desenvolvimento para a maioria dos poluentes urbanos gasosos, entre eles: NO2, SO2, NH3, COV (compostos orgânicos voláteis) e O3.
Amostradores passivos:
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Controle de Poluição Atmosférica
- RESOLUÇÃO/CONAMA/N.º 003 de 28 de junho de 1990
- Amostradores passivos
- A escala Ringelmann
- Amostradores ativos
- Medição de SO2
- MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR
- COLETOR ISOCINÉTICO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS
- Analisadores automáticos
- Sensores remotos