Curso Online de CURSO BÁSICO DE ELETRICIDADE (NR10)
Curso obrigatório para profissionais da área de elétrica - Portaria 598/2004 do Minitério do Trabalho e Emprego. Valor acessível para que...
Continue lendoAutor(a): Anderson De Souza Ramos
Carga horária: 9 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 650 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CONTEÚDO DO CURSO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
MEDIDAS DE CONTROLE
SEGURANÇA EM PROJETOS
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS
SEGURANÇA EM INSTALÇAÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS
TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSÃO
HABILITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
RESPONSABILIDADES
ZONA DE RISCO E CONTROLADA*
O CHOQUE ELÉTRICO
O ARCO ELÉTRICO
CAMPO ELETROMAGNÉTICO -
INTRODUÇÃO
A Norma Regulamentadora NR10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, foi publicada no Diário Oficial da União de 08/12/2004 e aprovada pela Portaria nº 598, do Ministério do Trabalho e Emprego em 07/12/2008 e estabelece a nova redação da NR10, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 1978.O objetivo principal desta Norma Regulamentadora é de estabelecer as diretrizes básicas para adoção de medidas de segurança do trabalho, através de sistemas preventivos e de medidas de controle de forma a garantir a integridade física e da saúde do trabalhador que está exposto direta ou indiretamente aos riscos da eletricidade.
É importante considerar que este curso que se inicia trata de fornecer orientações restritas ao texto da norma, no que se refere à Segurança do Trabalho, não pretendendo tal pouco fornecer soluções para todas as diferentes condições ambientes e situações de riscos existentes mediante a diversidade dos serviços a serem realizados.
* -
*
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
A história da eletricidade tem início na antiguidade, através da Grécia antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar.
O âmbar é uma resina fóssil sendo muito usado para a manufatura de objetos ornamentais.
No Brasil, até a primeira década do século XX, existia um grande número de pequenas empresas de geração de energia elétrica, principalmente na iluminação pública e particular, nos transportes e indústrias téxteis.
A energia elétrica que alimenta indústrias, comércio e lares é gerada por diversas formas, sendo no Brasil, 80% dela produzida a partir de hidrelétricas, 11% por termoelétricas e o restante por outros processos. -
*
10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
A nova Norma determina os requisitos e as condições mínimas, necessárias ao processo de transformação das condições e trabalhos com energia elétrica, de forma a torná-las mais seguras e salubres.
No termo “mínimo” denota-se a intenção de regulamentar o menor grau de exigência, passível de auditoria e punição, no universo de medidas de controle e sistemas preventivos possíveis de aplicação.
A redação estende o conceito de “garantia” em segurança e saúde a todos os trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente em serviços ou instalações elétricas.
Instalação Elétrica conjunto das partes elétricas e não elétricas associadas e com características coordenadas entre si, que são necessárias ao funcionamento de uma parte determinada de um sistema elétrico.
10.1.1 Requisitos Normativos -
*
10.1.2 A NR10 se aplica às fases de Geração, Transmissão, Distribuição e Consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.
Assim, as instalações elétricas e os serviços com eletricidade devem atender, obrigatoriamente, a especificações e requisitos fixados nas Normas técnicas aplicáveis, tais como:NBR-5410; NBR-14039; NBR-5418; NBR-5419; NBR-8674; NBR-8222 e NBR-12232 e ainda quando situações em que as normas técnicas nacionais inexistirem, forem omissas ou insuficientes, é passível de aplicação as normas técnica internacionais relativas ao assunto.
10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO -
*
CONCEITOS EM ELETRICIDADE
A Eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação.
A quantidade de carga elétrica transportada por todos os elétrons do átomo, que por convenção são negativas, está equilibrada pela carga positiva localizada no núcleo. -
*
Tensão e Corrente Elétrica
Nos materiais condutores, como os fios, existem partículas invisíveis chamadas elétrons livres, que estão em constante movimento de forma desordenada.
Para que estes elétrons livres passem a se movimentar de forma ordenada nos fios, é necessário ter uma força que os empurre em uma mesma direção. A esta força é dado o nome de potencial elétrico ou tensão elétrica (U), e sua unidade de medida é o volt (V).
Essa corrente ordenada de elétrons livres (ou seja, carga Q em movimento) por uma unidade de tempo (T) é chamada de corrente elétrica (I) e sua unidade de medida é o ampère (A) -
*
Ampère (A) é definido como a:
“corrente elétrica invariável que, mantida em dois condutores retilíneos, paralelos, de comprimento infinito e área de seção transversal desprezível e situados no vácuo a 1 metro de distância do outro, produz entre esses condutores uma força igual a 2 x 10-7 Newton por metro de comprimento desses condutores”. -
*
Circuitos elétricos podem ser bastante complexos. Mas você sempre terá uma fonte de eletricidade (uma bateria, etc.), um dispositivo (lâmpada, motor, etc.) e dois fios para carregar eletricidade entre a bateria e o dispositivo.
Circuito Elétrico -
*
O SISTEMA ELÉTRICO -
*
A GERAÇÃO
A geração é a etapa desenvolvida nas usinas geradoras que produzem energia elétrica por transformação, a partir das fontes primárias. As usinas podem ser classificadas conforme o tipo de energia que utilizam para movimentação dos eixos das turbinas:Hidroelétricas que utilizam as águas.
Termoelétricas queima de combustíveis.
Nucleares fissão nuclear produzindo energia térmica.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- História da eletricidade
- Objetivo e campo de aplicação
- Medidas de controle
- Segurança em projetos
- Segurança na construção, montagem, operação e manutenção
- Segurança em instalações elétricas desenergizadas
- Segurança em instalações elétricas energizadas
- Trabalhos envolvendo alta tensão
- Habilitação, Qualificação, Capacitação e Autorização
- Proteção cotra incêndio e explosão
- Sinalização de segurança
- Zona de risco e controlada
- O Choque elétrico
- Campo eletromagnético
- Responsabilidad