Curso Online de Marketing Básico
Este curso foi desenvolvido com o objetivo de trazer informações sobre a área de marketing a quem esteja buscando saber mais sobre ela. E...
Continue lendoAutor(a): Alexandre Luiz Demarchi
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Marketing básico
Marketing básico
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Atualmente, vivemos um cenário onde a tecnologia predomina. O desenvolvimento dos produtos, as necessidades mudam a cada minuto. Novos produtos e serviços precisam ser oferecidos para satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores, que a cada dia estão mais exigentes.
Neste cenário, a informação é disseminada com uma velocidade nunca antes vivenciada. O que acontece do outro lado do mundo, logo é divulgado por todos os meios de comunicação, o que faz com que um maior número de pessoas fiquem sabendo do fato em questões de minutos. Tudo isso, mudou a maneira de se ver e fazer o marketing nas empresas.
Hoje, o papel do marketing não é apenas satisfazer as necessidades dos consumidores. Precisamos pensar em oferecer soluções para facilitar ainda mais a vida dos clientes e consumidores. -
MARKETING
MARKETING
São inúmeras as definições da palavra marketing na literatura especializada da área. Cada autor que retrata o conceito de marketing tenta defini-lo, segundo sua visão e entendimento do conceito. Contudo, a palavra marketing não possui tradução para a nossa língua. A definição da palavra pode ser entendida na língua portuguesa como toda a ação realizada no mercado.
Marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos, considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.
(LAS CASAS, 2006, p. 10). -
No entanto, todas as definições de marketing baseiam-se nos seguintes conceitos centrais, conforme Kotler e Keller (2006).
-
Necessidade humana:
Necessidade humana:
É o estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas exigem alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e autoestima. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou empresas. Existem na delicada textura biológica e são inerentes à condição humana (KOTTLER; KELLER, 2006,
p. 22). -
Desejos:
Desejos:
São carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Um norte-americano precisa de alimento e deseja um hambúrguer, batatas fritas e uma Coca-Cola. Em outra sociedade, essas necessidades podem ser satisfeitas diferentemente, ou seja, ele precisa se alimentar, não necessariamente tem que ser hambúrguer com Coca-Cola.
-
Demandas:
Demandas:
São desejos por produtos específicos, respaldados pela
habilidade e disposição de comprá-los. Desejos se tornam demanda quando apoiados por poder de compra. Por conseguinte, as empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas, o mais importante, quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-lo
(KOTTLER; KELLER, 2006, p. 22). -
Produtos:
Produtos:
“Um produto é tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer a uma necessidade ou desejo”. (KOTLER; KELLER, 2006, p. 366).
Quando falamos de produtos podemos pensar em serviços também. -
Valor, custo e satisfação:
Valor, custo e satisfação:
Valor, custo e satisfação: como os consumidores escolhem entre os muitos produtos que podem satisfazer a certas necessidades? Esse processo consiste em responder à pergunta:
- Qual produto proporcionará satisfação total? -
Valor:
Valor:
É a estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades. É a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso.
Importante: Muitos clientes não sabem o que querem em um produto. Ao adquirirem um carro, por exemplo, podem querer desde locomoção até status. -
Mercado:
Mercado:
É um grupo de consumidores que tem necessidades e interesses similares, poder aquisitivo. Os mercados se dividem em: mercado consumidor e mercado industrial.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Marketing básico
- INTRODUÇÃO
- MARKETING
- Necessidade humana:
- Desejos:
- Demandas:
- Produtos:
- Valor, custo e satisfação:
- Valor:
- Mercado:
- EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING
- Era da Produção: (desde a segunda metade do século XIX até 1920).
- Algumas características dessa fase:
- Era das Vendas: (desde 1920 até o início dos anos 50).
- Algumas características dessa fase:
- Era do Marketing: (da década de 50 até a atualidade).
- Algumas características dessa época.
- Era do Marketing Societal ou Relacionamento: (da década de 80 até a atualidade).
- Algumas características dessa época:
- MARKETING MIX OU 4 P`S
- COMPOSTO DE PRODUTO
- NÍVEIS DE PRODUTO
- Produto básico
- Produto esperado
- Produto ampliado
- Produto diferenciado
- Vamos a um exemplo...
- CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS
- Produtos de consumo
- Produtos de conveniência
- Produtos de escolha
- Produtos de especialidade
- CURVA DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO - CVP
- ESTRATÉGIAS LINHA DE PRODUTOS
- MARCAS
- POSICIONAMENTO
- ESTRATÉGIAS DE VENDAS
- Lembrando...
- Propaganda:
- Venda Pessoal
- Promoção de Vendas e Relações Publicas
- Assessoria de imprensa e embalagem
- Merchandising:
- ESTRATÉGIA DE PREÇOS
- INFLUÊNCIAS DAS VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS NOS PREÇOS
- OBJETIVOS DE PREÇOS
- O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
- Reconhecimento da necessidade
- Busca de informação pré-compra
- Avaliação das alternativas
- Referencias