Curso Online de CURSO MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Os segredos da motivação são os mais cobiçados por qualquer líder. Na verdade, ninguém poderá liderar sem ter e contar com uma boa motiva...
Continue lendoAutor(a): Professor Sérgyo Costa
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Daniel Elias Da Silvs
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
curso motivação e liderança
prof.:sérgyo costa
-
o vocábulo deriva do latim “civita” que designava cidade e “civile” (civil) o seu habitante.
“estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico”.
a civilização é um processo social em si, inerente aos grupamentos humanos que tendem sempre a evoluir com a variação das disponibilidades alimentares e de outros recursos e a competição por eles com os grupamentos vizinhos.
a hegemonia de tais grupos sobre outros acaba sempre influenciando culturalmente toda a região e o produto, invariavelmente, redunda em um novo regramento social, impressionantes construções e a produção de obras de arte numa etapa posterior.
grandes civilizações : babilônica; egípcia; persa; grega; maia;civilização
-
cultura (do latim “cultura”, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidades:
filosofia: cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural.
biologia: uma cultura é normalmente uma criação especial de organismos (em geral microscópicos) para fins determinados. -
sociologia: (sociedade ocidental) aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores.
antropologia: o total de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
etnologia: (ciência do estudo da cultura) “complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.” edward burnett tylor. -
“formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo”.
“o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade”.
“conjunto de atitudes e modos de agir, de costumes, de instituições e valores espirituais e materiais de um grupo social, de uma sociedade, de um povo”.
o uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos.
cultura
-
“uma forma de vínculo emocional que mantém a organização funcionando como um conjunto e ... representa um conjunto de crenças e expectativas transformadas em normas e valores que orientam o comportamento dos indivíduos e grupos na organização”. gaj (1990)
a cultura pode ser entendida sob quatro perspectivas:
explícito: aspectos facilmente percebidos; concretos (formas de vestir, linguagem, comunicação, predisposição ao aprendizado...)
normas: sentimento mútuo do que é “certo” e “errado” (comportamento); -
valores - determinam a definição de “bom” e “mau” e estão intimamente relacionados a ideais compartilhados por um grupo (necessidades e desejos).
implícito: modo de lidar com o ambiente por meio de soluções, muitas vezes, inconscientes. -
cinco enfoques da cultura organizacional:
realização: (individual ou coletivo)
grau de importância que a empresa dá às realizações individual ou coletiva,
apropriação da responsabilidade,
políticas de recompensa e incentivos,
apoio ao equilíbrio entre privacidade pessoal e atuação profissional,
enfoques: recompensa, responsabilidade, trabalho, balanço profissional – pessoal.
poder: (concentrado ou compartilhado)
grau de importância que é dado ao poder como fator diferencial,
existe liberdade de expressão por parte dos funcionários,
gestão de conflitos,
fonte de tomada de decisões,
nível de formalização da empresa,
enfoques: comunicação, conflito, decisões, status, estrutura.cultura
-
iniciativas: (conservadora ou inovadora)
grau de encorajamento que a empresa dá à continuidade de uma prática ou a sua inovação,
postura defensiva ou reativa às mudanças de mercado,
o sucesso é mensurado pelos resultados de curto ou longo prazo,
enfoques: ação, visão de tempo.
ambiente: (resultados ou processos)
a cultura é orientada à processos ou à resultados,
ênfase nas atividades ou relacionamentos,
enfoques: gerencial, decisional, operacional, ritmo.
risco: (evitado ou encorajado)
aceitação do risco,
nível de exposição ao risco,
há gerenciamento dos riscos.
enfoques: decisões, inovação, tradição.cultura
-
avaliação dos esforços exigido para mudar de cultura “atual” para “ideal” pelo uso de ferramentas permitem aos agentes de mudança identificar fontes de apoio e resistência e assim, elaborar estratégias para fechar as lacunas existentes.
ferramentas utilizadas para medir e entender a cultura de uma empresa:
utilizados especialmente antes, durante e após fusões e aquisições visando identificar as diferenças culturais que poderiam prejudicar a integração das empresas.
também, utilizados em situações que exigem mudanças drásticas no comportamento da força de trabalho, como privatizações.
ainda, utilizadas em outras situações de mudança: internalização de tecnologias, implementações de metodologias, adoção de planos que exigem esforços globais.diagnósticos
-
o processo de socialização de novos membros (os rituais de inclusão): o momento de socialização é crucial para a reprodução do universo simbólico. é através das estratégias de integração do indivíduo à organização que os valores e comportamento vão sendo transmitidos e incorporados pelos novos membros;
as políticas de recursos humanos: têm papel relevante no processo de construção de identidade da organização por serem as mediadoras da relação entre capital, responsabilidade social e trabalho.
o processo de comunicação: a comunicação é um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização;
a organização do processo de trabalho: a análise da organização do processo de trabalho em sua componente tecnológica e em sua componente social, como forma de gestão da força de trabalho, possibilita a identificação das categorias presentes na relação de trabalho;vetores culturais
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Caráter
- Aprenda a liderar
- Valores do Líder
- Comprometer a liderança
- Liderança é processo
- aspectos pessoais da liderança
- influência do Líder
- motivação
- Motivação
- Atitude
- Coragem
- Iniciativa
- Superação
- Motivação