Curso Online de Carimbeiro:confecção de carimbos.
Aprenda uma nova profissão: O carimbo é prático de usar, compacto e leve, permitindo ser carregado para qualquer lugar, permitindo que pr...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Introdução:
Para a impressão do fotolito em papel vegetal ou transparência, as letras devem ser sempre brancas e envolvidas por um fundo preto. Neste primeiro passo, verifique se a impressora a laser oferece alta qualidade de pigmentação. Feita isso, coloque o fotolito contra o sol ou uma lâmpada. Confira se há passagem de luz na parte preta da impressão. Quanto mais escuro, melhor será a qualidade do material. O enegrecedor em spray é uma boa opção para garantir que a tinta fique adequadamente escura, nesses casos.
-
Com a máquina de fazer carimbos ativada, o fotolito deve ser posicionado sobre o vidro da parte superior. A área ao redor dele deve ser umedecida. Um filme de poliéster, no mínimo, cinco centímetros maior que o impresso, deve ser posicionado sobre o fotolito. A presença da água irá grudar o material no vidro, mas é necessário esticar bem o filme com o auxílio da espuma autocolante. Feito isso, recorte-a de forma que limite o espaço em que o fotopolímero será depositado. Em seguida, espalhe o produto uniformemente.
-
Utilize um objetivo pontiagudo para retirar as bolhas de ar, como um palito de dentes ou uma agulha. Recorte uma folha de substrato com tamanho que ultrapasse o do fotolito. O lado mais áspero deste recorte deve ser posicionado sobre o fotopolímero. Aqui, a dica é segurar o material com as duas mãos, pressionando ambos os lados suavemente. De forma que a parte central seja posicionada antes que as bordas. Por fim, basta adicionar as réguas nas laterais da superfície e posicionar o segundo vidro em cima, prendendo-os levemente com as garras de metal.
-
Carimbos automáticos ou autotintados. ...
Datadores Automáticos e Manuais. ...
Numeradores Automáticos, Sequenciais e Manuais. ...
Carimbos Manuais. ...
Carimbos Pré-Tintados ou Carimbos na hora. ...
Carimbo de Bolso ou Carimbo Caneta. -
O conjunto deve ser colocado dentro da gaveta da máquina de fazer carimbos, no mesmo sentido em que foi preparado. O tempo ajustado no timer deve ser aquele indicado nas especificações do fotopolímero, já que cada marca possui o seu período de exposição. Clique START com a chave selecionada em FILME/BASE e aguarde o temporizador. Repita o processo com a opção PISO, respeitando as indicações do fabricante
-
Lavagem Agora, basta retirar o conjunto da gaveta, remover as garras de metal, tirar a placa gravada do vidro e separá-la do filme de poliéster. Com o dedo, retire o excesso de fotopolímero não endurecido - ele poderá ser reaproveitado. Adicione detergente neutro e escove a placa de maneira firme, em movimentos circulares. Para garantir um bom resultado, lave a placa, no mínimo, três vezes.
-
Pós Exposição Posicione um dos vidros na gaveta, além da bandeja plástica por cima. Adicione a placa de carimbo dentro, com uma medida do produto Pos-Ex e quatro medidas de água. Depois de fechar a gaveta, selecione a chave novamente na posição FILME/BASE. Ajuste o timer para trezentos segundos antes de selecionar START. Quando o tempo acabar, retire a placa e deixe que ela seque bem. Passe a Mica em Pó sobre as letras, retire o excesso com um pincel e recorte os limites que serão inseridos no carimbo.
-
Montagem A montagem pode ser feita em bases de plástico, madeira ou modelos de carimbos automáticos. É só colar a placa na estrutura do seu carimbo e está pronto! Esta etapa é simples, mas também exige cuidado para que as letras não fiquem tortas em relação à base.
-
Após o término do processo de fabricação de carimbos, muitos profissionais se queixam do excesso de bolhas presentes no polímero. Além de comprometer a qualidade, o problema ainda pode fazer com que algumas letras saiam falhadas, invalidando o uso do material.
-
As bolhas ocorrem quando existe excesso de ar dentro do polímero. Podem surgir tanto por falhas no manuseio, quanto por influência da temperatura. Quando o clima está muito frio durante o inverno ou quando o ambiente de fabricação conta com ar condicionado, é comum que o produto não fique totalmente uniforme. Além disso, podem existir pequenas falhas quando o polímero é mal espalhado. De modo especial, quando não estiver em um estado líquido uniforme.
-
Quando o problema for decorrente de baixas temperaturas, faça o aquecimento do produto através de estufas específicas para este fim. Carimbeiros em fase inicial, que ainda não desejam investir neste tipo de equipamento, podem substituir a solução por “banho maria”. Em que o frasco do polímero é colocado dentro de um recipiente com água quente. No caso do manuseio, recomenda-se aplicar o polímero através de uma bisnaga plástica, como aquelas de ketchup ou mostarda. Além de tornar a distribuição mais sólida, a solução ainda contribui para evitar o desperdício do produto. Vale relembrar que é possível a eliminação de pequenas bolhas somente furando-as com objetos pontiagudos. Não é difícil evitar bolhas no polímero! Basta ter um pouco de paciência para avaliar as soluções recomendadas e persistir no método que mais funciona.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução:
- Como instalar a máquina de fabricar Carimbos: