Curso Online de INSTALADOR DE AR CONDICIONADO SPLIT
Uma profissão em Alta que vai te deixar satisfeito. Instalação e noções de sistemas.
Continue lendoAutor(a): Douglas Laurindo
Carga horária: 12 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 4 no total
- Matheus De Oliveira Rumao
- César Silveira Da Silva
- Daniel Silvano Dos Santos
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
INSTALADOR
DE AR CONDICIONADO
SPLIT -
O Ar Condicionado é um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas.
Um erro comum quando pensamos em ar condicionado para conforto é enfocarmos apenas o aspecto refrigeração. Na verdade, é muito mais do que isso. O ‘ar condicionado completo’ é proporcionado por um sistema que pode aquecer, umidificar, esfriar, ventilar, filtrar e circular o ar. A maioria dos equipamentos que existem executam apenas um trabalho parcial, que é esfriar e esquentar.
-
O condicionamento do ar é realizado da seguinte forma pelo aparelho de ar condicionado: O ar é insuflado no ambiente, em condições de temperatura, umidade e pureza em condições diferentes daquelas que se quer manter.
O Resfriamento: Para se remover o calor gerado no interior dos ambientes, somado àquele que penetra pela envoltória, é insuflado ar de 10°C a 12°C mais frio que a temperatura desejada. Chamamos de conceito de ‘diluir’ o calor gerado.
-
O componentes de um aparelho de ar condicionado:
Evaporador: Rouba o calor do ambiente pela evaporação de um fluído a baixas pressões;
Compressor: Fornece energia mecânica para o sistema funcionar e eleva a pressão do gás para permitir sua condensação;
Condensador: Rejeita, para o exterior, o calor retirado do ambiente condicionado, condensando o gás (volta para o estado líquido);
Válvula de expansão: Reduz a pressão do líquido, deixando-o no estado adequado para recomeçar o ciclo, ou seja, ser evaporado
-
Outro fator predominante para realizar o condicionamento do ar é fazer o cálculo de carga térmica. A grande maioria das pessoas ao comprar um ar condicionado não sabe exatamente qual a capacidade em BTUS que ele deve ter para refrigerar o local em que será instalado. Um número ainda menor sabe que isso pode ser determinado pelo cálculo de carga térmica. Os sites de fabricantes de aparelhos de ar condicionado colocam "calculadoras de ar condicionado" ou "calculadoras de carga térmica" que geram resultados bastante imprecisos. Descobrir qual o ar condicionado ideal não é uma arte e nem um exercício de adivinhação. É uma questão de cálculo (carga térmica) e, por sinal, bem fácil de ser feito. A determinação de qual ar condicionado é adequado para um ambiente doméstico deve ser feita com o uso da norma ABNT NBR 5858.
Com estas informações acima descritas você já começa a ter uma ideia do que está envolvido na instalação de um ar condicionado split.
-
Normas Técnicas Relacionadas
Normas Técnicas Relacionadas
Para a instalação de unidades de ar condicionado é importante acompanhar a legislação técnica vigente no país.
No Brasil existem tanto as normas técnicas padronizadas aplicadas e normatizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como também as normas que visam a segurança do trabalhador, da equipe e da execução do trabalho em si, seguem:
Normas relacionadas da ABNT;
Norma NBR 6401- Instalações centrais de ar condicionado para conforto – Parâmetros básicos de projeto. Esta foi substituída pelas normas ABNT a seguir: -
ABNT NBR 16401-1 Parte 1: Instalações de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitários. Projeto das Instalações. Estabelece parâmetros básicos e requisitos mínimos de projeto para sistemas de ar condicionado centrais e unitários. Utilizado também para instalações especiais como salas limpas, centros cirúrgicos, laboratórios, etc.
ABNT NBR 16401-2 Parte 2: Instalações de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitários. Parâmetros de Conforto Térmico. Especifica os parâmetros do ambiente interno. Trata da satisfação térmica média de 80% das pessoas em relação ao conforto térmico em áreas providas de ar condicionado.
-
ABNT NBR 16401-3 Parte 3: Instalações de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitários. Qualidade do Ar Interior. Especifica os parâmetros básicos e os requisitos mínimos para sistemas de ar condicionado, como vazões mínimas, níveis mínimos de filtragem de ar, requisitos técnicos e componentes relativos a qualidade do ar.
NBR 6675 - Instalação de condicionadores de ar de uso doméstico (tipo monobloco ou modular)
Normas relacionadas do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)
-
NR 6: A norma NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), regulamenta as atribuições legais do fornecimento dos EPI´s pelo empregador ao trabalhador e também especifica quais são os equipamentos obrigatórios nas atividades insalubres. Tudo isso visa garantir a saúde dos profissionais, evitando o absenteísmo. Além disso, as empresas devem buscar cada vez mais diminuir a exposição de seus funcionários aos ruídos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Veja mais em Curso NR 6 BÁSICO - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
-
NR 10: Esta norma abrange desde os cuidados e riscos que a eletricidade possui (como os arcos elétricos), como também os tipos de choques e inclusive todas as medidas de controle de risco elétricos existentes. É indicado ter conhecimento nesta norma por causa dos riscos elétricos existentes ao instalar os aparelhos de ar condicionado split. Veja mais em Curso NR 10 BÁSICO - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
-
NR 35: A norma NR35 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Podemos citar um exemplo prático no aprendizado desta norma em que toda atividade realizada em locais acima de 2 metros de altura deverá ser usado equipamentos específicos na execução de trabalhos em altura. Conheça mais detalhes em Curso NR 35 BÁSICO - TRABALHO EM ALTURA
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Normas Técnicas Relacionadas
- Primeiros Passos
- Conhecendo o Equipamento
- Ferramentas e Equipamentos Necessários para Instalação
- Escolhendo o Local Correto Para Instalar a Unidade Interna
- Instalação do Suporte Para Fixar a Unidade Interna
- Instalação dos Tubos da Unidade Interna
- Escolhendo o Local Correto Para Instalar a Unidade Externa
- Ligação dos Tubos na Unidade Externa
- O Procedimento de Gerar Vácuo
- Como Gerar Vácuo nas Tubulações
- Ciclos de Refrigeração e Aquecimento do Ar Condicionado
- Instalação Elétrica
- Esquema Elétrico de Ligação
- Como Deverá ser Feita a Instalação Elétrica Residencial
- Ocorrências de Má Funcionamento do Equipamento
- Esquemas elétricos de ligação
- Conectando o Manifold na bomba de vácuo:
- Exemplo de geração de vácuo e liberação do gás