Curso Online de Analista de Logística
Olá seja bem-vindo ao curso de Analista de Logística! aqui você irá aprender o Básico sobre como operar na área de Logística gastando pou...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ANALISTA DE LOGÍSTICA
SEJA BEM-VINDO!!!
-
INTRODUÇÃO
Olá seja bem-vindo ao curso de Analista de Logística Aqui Você ira aprender o básico sobre este assunto!
No final do curso você ter o direito de garantir um certificado gratuito para usar no mercado de trabalho da maneira que quiser!!!
Bom curso para Você!!! -
O que é logística?
Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Nos dias de hoje, no entanto, o conceito de logística foi ampliado e abrange conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.
Visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. Para tanto, agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos nas organizações: -
previsão da demanda
gestão de estoques
transportes
armazenagem
design de redes de distribuição
e outros
Ao longo do tempo, a logística vem evoluindo, passando de ações isoladas para ações sinérgicas. Baseado nisso, podemos entender melhor os conceitos de logística empresarial, logística integrada e logística reversa, abordados abaixo. -
Conceito de Logística Empresarial
A logística empresarial surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade da operação dos negócios, com foco na experiência do cliente e na redução de custos. Quanto mais complexa a atividade da empresa, maior a necessidade de organizar de forma sistemática as etapas que envolvem o processo de produção.
Na prática, a operação da logística empresarial envolve conceitos-chave como a cadeia de suprimentos (supply chain), gestão de frotas, jornada dos motoristas, gestão de estoque, modais de transporte, contato com fornecedores, etc.
A aplicação desse conceito já é realidade em empresas dos mais diferentes portes e segmentos, com vistas a alcançar um diferencial competitivo num mercado cada vez mais complexo. -
Conceito de Logística Integrada
Como o próprio nome sugere, ela representa a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Tais processos são integrados em sistemas que aumentam a eficiência das ações empresariais e melhoram seus resultados. O fluxo logístico, bem como as atividades gerais que o envolvem, são coordenados através desses sistemas inteligentes, com o intuito de oferecer o melhor para um consumidor que se mostra cada vez mais exigente.
A equipe de logística integrada é responsável por planejar, implementar e controlar todos os passos, tornando os processos mais simples e ágeis, prevenindo falhas e aumentando a eficiência. Um trabalho extremamente importante quando se pensa no contexto atual de mercado. -
Conceito de Logística Reversa
De uma forma geral, logística reversa (ou inversa) é a área da logística que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos bens produzidos após sua venda, uma de suas aplicações é controlar políticas de devolução e troca de produtos, por exemplo. A recolha de alguns tipos de lixo reciclável, seria um outro exemplo.
Seguindo o caminho inverso da logística comum, o foco aqui é o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, visando principalmente a preservação ambiental. Ao implantar uma logística reversa que ainda seja lucrativa, a empresa consegue alcançar não apenas sustentabilidade ambiental, mas também econômica.
Enquanto a logística comum visa um conjunto de estratégias para entregar os produtos da forma mais barata e ágil possível, a reversa planeja, opera e controla o recolhimento desses produtos. -
Planejamento Logístico: o que é e como fazer
A logística é de extrema importância para que sua empresa tenha êxito na redução de custos e crescimento com eficiência das operações. O planejamento logístico pode oferecer resultados excelentes ao ser compreendido como estratégico. Ele permite o desenvolvimento fluido de todas as etapas da cadeia de suprimentos (Supply Chain).
Há alguns anos, o setor logístico era entendido apenas como sendo responsável pelo transporte, gerenciando a distribuição de mercadorias.
Hoje, no entanto, assume papel essencial na interligação de todos os setores da empresa. Começa com o recebimento de matéria-prima até a distribuição de mercadorias, cuidando do seu bom funcionamento de acordo com objetivos em comum. Isso possibilita ganhos substanciais de oportunidades e competitividade, consequentemente maior satisfação de seus clientes. -
O planejamento logístico é uma ação que envolve a identificação e compreensão de todas as variáveis que interferem no funcionamento das operações. Algumas dessas variáveis são: custos, estrutura, imprevistos, trânsito, etc. Ele também engloba as técnicas e recursos capazes de coordenar essas variáveis. Com esse planejamento em mãos, o gestor consegue aprimorar processos e operações logísticas.
-
Níveis de ação da empresa
O planejamento como um todo faz parte da vida da empresa, direcionando diversos aspectos de seu funcionamento. Basicamente, envolve três níveis gerenciais:
Estratégico: o primeiro passo é a definição de metas de longo prazo pela alta direção. Devem ser metas e objetivos simplificados e adequados à realidade da empresa.
Tático: aqui, o planejamento da alta direção e suas metas de nível estratégico são traçados em ações para cada setor da empresa, por meio da gerência. Essa etapa direciona a seguinte, pois os gerentes vão pensar em como coordenar e gerenciar ações para que o operacional consiga realizar o que a alta direção deseja. -
Operacional: execução das tarefas que o gerente repassou. Os resultados retornarão em forma de métricas e análises para a alta direção, criando um ciclo de operações.
Depois de estabelecido um planejamento de nível estratégico, tático e operacional, o departamento logístico inicia seu trabalho pensando em uma estratégia. O intuito dessa estratégia é transformar os objetivos e as metas da alta direção em ações para que as pessoas consigam realizar essas tarefas. Isso significa preparar fluxos de processos adequados e incluí-los na gestão da cadeia de fornecimento, desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto para o consumidor.
Com isso, a empresa será capaz de manter o foco nos principais processos, aqueles que necessitam de maior atenção no planejamento, visando alcançar melhores resultados. Desta forma, a solução para a otimização do funcionamento e dos custos de um centro de distribuição é planejar adequadamente os processos logísticos:
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ANALISTA DE LOGÍSTICA
- INTRODUÇÃO
- O que é logística?
- Conceito de Logística Empresarial
- Conceito de Logística Integrada
- Conceito de Logística Reversa
- Planejamento Logístico: o que é e como fazer
- Níveis de ação da empresa
- Aplicação do planejamento logístico
- Como realizar uma logística de qualidade?
- Controle logístico:
- O que é controle logístico?
- Qual o principal objetivo e como funciona o controle logístico?
- Quais as vantagens de aderir um controle logístico?
- Quais os principais desafios do controle logístico?
- Como colocar em prática o controle logístico e superar esses desafios?
- Investir na qualificação da sua equipe
- Monitore sua frota e realize a manutenção preventiva
- Otimize a emissão e gestão de documentos
- Invista em tecnologia
- Operações logísticas: o que são e quais são as principais atividades
- O que é operação logística?
- Quais são os exemplos de operações logísticas?
- Amazon
- Natura
- Quais são as principais atividades do setor?
- Gestão de estoque e armazenagem
- Transporte
- Quais são os componentes da operação logística?
- Como é feita uma operação logística e como otimizá-la?
- Como a DocuSign ajuda a desburocratizar as operações?
- Quais são as vantagens de uma operação logística bem executada?
- Gestão de risco na logística
- Afinal, o que é uma gestão de riscos na logística?
- Quais os potenciais riscos de uma operação logística?
- Como realizar uma gestão de riscos eficiente na logística?
- Planeje e mapeie todo os potenciais riscos
- Parabéns!!!!