Curso Online de Alfabeto Fonético
Alfabeto Fonético para turismólogos, administradores, relações internacionais e letrados.
Continue lendoAutor(a): Michelle De Paula Lucinda Ramos
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Izabella Cristina Sinicio Ferreira
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Alfabeto fonético
Alfabeto fonético
-
Alfabeto fonético
Alfabeto fonético
O alfabeto fonético internacional é um sistema de notação fonética baseado no alfabeto latino, criado pela Associação Fonética Internacional como uma forma de representação padronizada dos sons do idioma falado. O AFI é utilizado por linguistas, fonoaudiólogos, professores e estudantes de idiomas estrangeiros, cantores, atores, lexicógrafos e tradutores.
-
Alfabeto fonético Descrição
Alfabeto fonético Descrição
O princípio geral do alfabeto fonético internacional é fornecer um símbolo para cada som ou segmento de fala distinto. Isto significa que o alfabeto não se utiliza de combinações de letras para representar sons únicos, ou de letras únicas para representar mais de um som (como o pode representar [ks] no português). Não existem letras que têm valores sonoros diferentes de acordo com o contexto (como o possui no português e em outros idiomas europeus) e, finalmente, o AFI não costuma ter letras separadas para dois sons, se nenhuma língua conhecida fizer distinção entre eles (uma propriedade conhecida como "seletividade").
-
Criação do alfabeto fonético
Criação do alfabeto fonético
O alfabeto fonético existe há muitos anos, sendo que passou por inúmeras mudanças até chegar ao seu padrão atual. No entanto, ele sempre teve o mesmo objetivo, ou seja, facilitar a pronúncia de outras línguas, sem a necessidade de conhecer o idioma profundamente. Esse alfabeto foi criado em 1886, quando um grupo de professores ingleses e franceses, tendo como líder o linguista francês Paul Passy, iniciou o que depois veio a se chamar de Associação Fonética Internacional - AFI.
-
Criação do alfabeto fonético
Criação do alfabeto fonético
Foram esses profissionais da AFI os responsáveis pela criação e, posterior, aperfeiçoamento do alfabeto fonético internacional. Depois de dois anos de início do movimento, o grupo já havia padronizado o alfabeto fonético para todas as línguas, o que não acontecia anteriormente, e apenas dificultava o objetivo de pronunciar os demais idiomas. Até 2005, quando ocorreu a última utilização, muitas alterações foram feitas, inclusive, no que diz respeito a eliminar e adicionar novos símbolos.
-
Funcionamento do alfabeto fonético
Funcionamento do alfabeto fonético
Atualmente, grande parte das letras é derivada do alfabeto romano ou de uma língua originária dele. No entanto, existem outras letras que também proveem do alfabeto grego e há, ainda, aquelas que não integram nenhum alfabeto. No total, são 107 caracteres que formam o alfabeto fonético internacional. Porém, nos dicionários de língua estrangeira, é comum encontrar apenas pouco mais de 40 tipos de letras e símbolo, tornando mais fácil a aprendizagem deste alfabeto.
-
Funcionamento do alfabeto fonético
Funcionamento do alfabeto fonético
Já que muitas letras são conhecidas dos brasileiros, pois integram o alfabeto da língua portuguesa, os interessados em aprender a usar o alfabeto fonético terão que aprender apenas a pronunciar os demais símbolos. Além das letras, o alfabeto fonético possui símbolos que se referem à maneira de pronunciar as palavras, como a entonação que deve ser dada. Desta forma, é possível que uma pessoa se torne autodidata em conhecer outro idioma, ao menos, em relação à pronúncia correta das palavras.
-
Utilização do alfabeto fonético internacional
Utilização do alfabeto fonético internacional
O alfabeto fonético internacional é bastante utilizado pelos profissionais da área da linguística, fonoaudiologia, tradução e professores de idioma. Mas também pode ser de extrema importância para alunos de línguas estrangeiras, cantores e atores. Ou seja, qualquer profissional que trabalha com a pronúncia e que a todo o momento está envolvido com diferentes materiais escritos pode se valer do alfabeto fonético.
-
Utilização do alfabeto fonético internacional
Utilização do alfabeto fonético internacional
Um bom exemplo da necessidade do alfabeto fonético internacional é no caso de um pesquisador conhecer uma tribo amazônica ou de qualquer outro lugar onde eles falem um idioma desconhecido para os demais. Tendo conhecimento deste alfabeto, o pesquisador pode transcrever o que os integrantes desta tribo conversam, podendo até traduzir, além de servir como um material de grande valor para as pesquisas antropológicas.
-
Outros alfabetos fonéticos
Outros alfabetos fonéticos
Hoje em dia, é também comum encontrar na Internet informações errôneas sobre a definição de alfabeto fonético, uma vez que eles são confundidos com os alfabetos radiotelefônicos ou de soletração. Isso acontece em parte porque o alfabeto de soletração mais usado é o chamado alfabeto fonético da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), sendo que existem outros que são utilizados para facilitar as comunicações realizadas por meio de rádio ou telefone. Neste caso, são utilizadas palavras ao invés de letras para soletrar uma informação.
-
Outros alfabetos fonéticos
Outros alfabetos fonéticos
Os alfabetos radiotelefônicos foram desenvolvidos ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando foram aperfeiçoados para facilitar a comunicação entre exército, marinha e aeronáutica, bem como a transmissão de informações entre os aliados. Depois de algumas padronizações, ele foi uniformizado, sendo utilizado até hoje pelas forças armadas.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Alfabeto fonético
- Alfabeto fonético Descrição
- Criação do alfabeto fonético
- Funcionamento do alfabeto fonético
- Utilização do alfabeto fonético internacional
- Outros alfabetos fonéticos
- Alfabeto Fonético Turismo
- Alfabeto de soletração no turismo
- Alfabeto fonético turismo na prática
- Usos gerais do alfabeto radiotelefônico
- Criação do alfabeto de soletração
- Diferenças entre alfabeto fonético e de soletração
- Alfabeto fonético
- consoante
- vogais
- Alfabeto fonético Países
- Alfabeto fonético Números
- Alfabeto fonético pronúncia
- Alfabeto fonético * Imprimir essa tabela e usá-la em seu dia a dia. *