Curso Online de A Ética na Administração Pública
Este curso aborda os principais segmentos da Ética na Administração Pública e pretendemos transmitir ao alunado as informações atualizada...
Continue lendoAutor(a): Scheila De Fátima Scisloski
Carga horária: 40 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 200 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 6 no total
- Alexandre De Azevedo Dubois
- Samantha Neves Gonzaga Schmitt
- Neusa Fabiano De Carvalho
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Professora: Scheila de Fátima Scisloski
-
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ÉTICA
A proposta deste curso é a abordagem da ética na Administração Pública, procurando traçar um quadro sobre a função da Administração Pública em um Estado Democrático de Direito e os sistemas adotados pelo Estado para evitar o desvio de suas finalidades por intermédio de atos não muito éticos praticados por seus administradores e servidores.
-
Para tanto, a partir da definição de ética, analisar-se-ão os princípios que norteiam a Administração Pública, passando-se a apontar dos sistemas de controle dos atos administrativos, com abordagem das novas atitudes da gestão pública.
-
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FACE AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
Segundo o mestre Hely Lopes Meirelles a Administração Pública pode ser entendida como:
-
“...o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo; em sentido material, é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral; em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade. Numa visão global, a Administração é, pois, todo o aparelhamento do Estado preordenado à realização de serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.”
-
E continua nosso ilustre doutrinador:
-
“A Administração não pratica atos de governo; pratica, tão-somente, atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência do órgão e de seus agentes. (...) O Governo comanda com responsabilidade constitucional e política, mas sem responsabilidade profissional pela execução; a Administração executa sem responsabilidade constitucional ou política, mas com responsabilidade técnica, e legal pela execução. A Administração é o instrumental de que dispõe o Estado para pôr em prática as opções políticas do Governo”.
-
Diante dessas colocações resta evidente que é a Administração Pública que exterioriza a atividade do Estado, colocando em prática as decisões políticas de seus governantes.
Assim sendo, para que o Estado atinja suas finalidades e promova justiça social é essencial que toda a máquina administrativa trabalhe com eficiência, ética e responsabilidade.
-
EVOLUÇÃO DO ESTADO DE DIREITO
Por Estado de Direito entende-se a organização estatal onde todos, até mesmo os governantes, se submetem ao império da lei.
Na origem, o Estado de Direito apresentava um conceito tipicamente liberal, daí falar-se em Estado Liberal de Direito, cujas características básicas eram:
submissão ao império da lei, divisão de poderes e enunciado e garantia dos direitos individuais. -
Tais características até hoje constituem postulados básicos do Estado de Direito.
Entretanto, o Estado Liberal de Direito, por ser extremamente neutro e formal, atuando essencialmente no plano político-jurídico, sem disciplinar a ordem sócio-econômica, provocava imensas injustiças sociais advindas de seu abstencionismo.
-
Visando à realização da justiça social, evolui-se para o Estado Social de Direito, mais atuante, ou seja, um estado material de direito.
O grande objetivo do Estado Social de Direito era promover a harmonia entre as classes patronais e obreiras e restabelecer o equilíbrio entre o capital e o trabalho.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ÉTICA
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FACE AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
- EVOLUÇÃO DO ESTADO DE DIREITO
- AGENTES PÚBLICOS
- ATIVIDADE ADMINISTRATIVA
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ÉTICA
- DEFINIÇÃO DE ÉTICA
- CONTROLE DA ATUAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS QUE BALIZAM A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA
- GESTÃO PÚBLICA E A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA E ÉTICA
- CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIDOR FEDERAL
- CÓDIGO PENAL - PARTE I
- CÓDIGO PENAL - PARTE II
- CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- LEIS - Lei 8.112
- Lei 8.137
- Lei 9.784
- LEI 8.429/92
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS